29.6.09

"As"

[Cornelis de Baellieur - Virgem e Menino entronizados]

e eu passei a tarde nas aulas a pensar na morte do dia porque quando o dia morrer eu vou dizer-te o que não te disse ontem e anteontem e nos outros dias, uma vírgula, já viste, e vou remar remar nas escadas rolantes, eu não uso vírgul. Onde ponho o ax. Dizias e tiravas um cigarro do bolso das calças. Tu tinhas os cigarros soltos nos bolsos como se. E eu pensava que tu que era e abri-te os olhos e levantei-me para te dizer que aqui não. Mas doía-me tanto a cabeça porque quando me deitava era como se não tivesse crânio e os miolos cobertos de pele fina de encontro à almofada. E quando levantava a cabeça os miolos a colar à almofada e doía-me tanto tanto. E por isso não disse nada. Torci a boca de dor e espalhei os miolos de novo em cima da almofada. Tu não percebeste o meu terror. De voltar ao hospital à cama do hospital à enfermaria e aos doentes da cabeça que se passeiam nus com uma bata à frente. E aos banhos de esponja e ao enfermeiro que quando durmo me põe a mão. E empurraste-me e sentaste-te ao meu lado na cama e repetias, onde ponho o ax, e eu pensava que era um que o que tu querias era. Tu eras um chato. Naqueles primeiros dias tu eras um chato. Mas não. Um cinzeiro. Cinza. As. Nederlands. Ax. Chamar a tua irmã dizer-lhe que não me voltasse a despejar irmãos que eram iguais a ela tu eras igual a ela os mesmos cabelos de palha e os olhos. Não me lembro. Azuis verdes de aço qualquer coisa assim uma verruma que me verrumava os olhos e me abria a cabeça e os miolos para. E depois já não eras chato e eu já não conseguia. Já não consigo. Agora quando puseres o invólucro de plástico entre os teus lábios e meus já não vou ficar de olhos entreabertos a ver-te tirá-lo no último segundo e não vou deixar cair a cabeça para trás e fugir de ti e da verruma dos teus olhos de aço. É isto que vou dizer. Por isso quando o dia morrer eu vou remar com força até ao comboio

16.6.09

Bloomsday . IV


Happy. Happier then. Snug little room that was with the red wallpaper, Dockrell’s, one and ninepence a dozen. Milly’s tubbing night. American soap I bought: elderflower. Cosy smell of her bathwater. Funny she looked soaped all over. Shapely too. Now photography. Poor papa’s daguerreotype atelier he told me of. Hereditary tast.

Ulysses. Bodley Head, 1966. Página 196.

13.6.09

Brincadeira

[Pieter Brueghel o Velho - Provérbios (pormenor)]

E depois eu trotava os degraus de boca aberta até te agarrar o braço e te arrancar o isqueiro e tu rebentavas os diques do teu riso e dizias. Isto é só a brincar isto não me queima isto só faz este fogo azul mas só queima os pêlos do pijama isto é só a brincar isto é como quando te pedia que. Tu sabes. Tu lembras-te. E depois quando tu te chegavas e estavas quase. Anda. Não te zangues. E já te sentia o calor da respiração a arrepanhar o plástico o invólucro de plástico do marlboro.

12.6.09

A chama

[Bosch - Tentações de Santo Antão (pormenor)]

Tocava à campainha e subia as escadas e tu estavas lá em cima e havia uma chama e eras tu que de isqueiro na mão e o pijama a arder me despejas em cima o riso dos teus dentes largos. E eu pensava se é hoje que.

7.6.09

Fecha os olhos

[Hendrick Terbrugghen - Rapaz a tocar flauta-doce]

Tiravas o invólucro de plástico que amortalhava o marlboro e dizias agora vamos dar um beijo. Eu fumava sg ventil porque era mais fraquinho e depois assustava-me. Tu rias poucochinho. Assim só um abrir de lábios a mostrar uns dentes largos que ainda não estavam amarelos de nicotina. Porque tu eras puto. Eu tinha dezasseis. Tu catorze. Ou quinze. A voz a escorrer-te dos olhos de aço. Agora vamos dar um beijo. E eu não sei se era o medo se era o. E o perceber-te as formas debaixo do turco do pijama (Πλάτων, Χαρμίδης). Os teus olhos de aço a rasgar-me as entranhas. E depois abanavas o invólucro de plástico e fechavas os lábios e matavas o sorriso. Coçavas os cabelos de platina e era como se agora não tivesses quinze mas vinte e cinco ou trinta ou. Agora vamos dar um beijo. O sotaque nórdico e o calor que te escorria da boca. E punhas o plástico em frente dos teus lábios e dizias não tenhas medo que não é a sério. E não era a sério porque tu punhas o plástico à frente dos lábios. Mas fecha os olhos.