3.7.05

Parua Noctua


[Albrecht Dürer, Coruja]

Em miúdo a minha casa estava cheia de pequenos animais, como tive já a oportunidade de contar. Nunca tive os animais que era normal os miúdos terem, porém. Para horror da generalidade dos meus amigos - e sobretudo das minhas amigas - em minha casa havia animais de todo o género:

- rãs, muitas rãs e girinos.

- tartarugas, o que na altura era uma relativa novidade.

- tritões, coloridos e bizarros tritões que causavam sempre o maior espanto entre as visitas. Por causa das suas cores, a generalidade das pessoas achava-os "queridos".

- licranços, curiosos répteis que parecem representar um estádio intermédio entre a cobra e o lagarto, e que me exigiam uma enorme agilidade para os apanhar, pois deslizam velocíssimos por entre a erva. O truque consistia em saltar com as mãos em concha em direcção à relva que restolhava com a passagem dos ágeis bichos.

- cobras de água, que passeava dentro do bolso das camisas, apenas com a cabeça de fora, para horror dos transeuntes com quem me cruzava.

- lagartixas, difíceis de apanhar, e portanto um troféu sempre apetecido. O truque mais popular era fazer um laço com nó corredio a partir de ervas compridas, e passá-lo cuidadosamente pela cabeça das lagartixas: quando elas se mexiam, o laço fechava-se, e já estava.

- hamsters, que na altura não tinham a popularidade de hoje, e provocavam sempre gritinhos nas amigas a quem os mostrava sem pré-aviso. Cometi o erro de juntar um casal, e fui premiado com ninhadas mensais, até me conseguir desfazer de todos e resolver assim o problema.

Dos animais mais comuns apenas tive duas cadelas, a quem nunca me afeiçoei, peixes, a quem nunca liguei demasiado, e pássaros.

Mas nunca tive uma coruja nem um mocho nem um morcego, animais que sempre me seduziram. Nocturnos, misteriosos. Difíceis de manter, animais que dificilmente resistiriam às mãos e à falta de cuidado de um miúdo curioso que se deitava depois de jantar. Hoje seria mais fácil. Eu próprio me tornei um animal nocturno.

Sem comentários: