11.6.05

Albrecht Dürer - Auto-retrato


[Albrecht D�rer, 1500 - Auto-retrato com 28 anos]

Dürer não é o meu pintor preferido. Não figuraria sequer num "top 10", se me pedissem que fizesse um. Não é que não goste dele, pelo contrário, mas quando me pedem que cite nomes de pintores o nome dele não me surge. Este auto-retrato, todavia, é uma das minhas obras preferidas, de entre toda a produção plástica ocidental. Se eu tivesse tempo e dinheiro para comprar reproduções e com elas decorar as paredes da minha casa, este auto-retrato teria de constar na lista de compras. Não sou entendido no assunto, não me atrevo a fazer considerações sobre a qualidade da obra. Como leigo, a única coisa que me preocupa é o lado estético. Não me refiro naturalmente à possível beleza física do cavalheiro (não o acho especialmente bonito), mas sim ao conjunto. Fascina-me aquele olhar sereno, a boca inexpressiva, os cabelos longos, como uma juba majestática, o conjunto a um tempo sereno e confiante. Um homem na força da vida. Há força e serenidade neste quadro. Gostava de tê-lo na minha sala, ao lado do Retrato de jovem do Ghirlandaio.

Sem comentários: