21.2.06

Domingo à tarde

[Mondrian - Tableau nº 2 / Composition nº V]

Almoçava a correr. Enrolava ao pescoço um cachecol vermelho e azul de lã, feito pela minha mãe. Dirigia-me ao campo de futebol (chamar-lhe estádio seria um abuso, apesar das bancadas, uma delas coberta), comprava o bilhete e escolhia um bom sítio, no topo para onde atacava o Torreense. Na segunda parte normalmente trocava. Era o futebol de Domingo à tarde. Passava 15 dias inteiros a sonhar com aquelas 2 horas. Fizesse chuva ou Sol. Equipas com nomes desconhecidos e improváveis, outras nem tanto. Importava pouco o resultado. O que eu queria era passar aquelas 2 fantásticas horas, a ver futebol de má qualidade, por entre gritos e insultos. Depois veio a faculdade, Lisboa, e um crescente desinteresse pelos Domingos de futebol, culminando, paradoxalmente, com a subida do Torreense à então Primeira Divisão. Hoje tenho saudades do futebol das tardes de Domingo. Agora só tenho futebol de primeira, no Estádio de Alvalade. À noite, ao Sábado, à Sexta, mais raramente ao Domingo. Tardes a sério, tardes das antigas, essas acabaram há muito. E não me atrevo a regressar aos Domingos à tarde no campo do Torreense. Perderia todas estas recordações, no momento em que lá entrasse.

Sem comentários: