8.1.06

A luz

[Rembrandt, 1632 - Filósofo em meditação]

Na casa da minha tia, na aldeia, havia no primeiro andar um quarto ou uma salinha, não me lembro bem. Era pouco iluminado, talvez tivesse janelas pequenas, ou então cortinas grossas. Ou então são as minhas memórias que estão turvadas pelos muitos anos que passaram. Ou talvez fosse Inverno, e por isso a luz fosse fraca. Ou Outono. Depois do almoço, a minha irmã deve ter ido brincar para a rua, e a minha mãe foi ajudar a minha tia com a louça. Ou talvez se tenham apenas sentado a conversar. Eu subi ao primeiro andar, com um livro. Passei a tarde a lê-lo, naquela penumbra quente e confortável. Talvez fosse Primavera. Ou mesmo Verão. Estava um ambiente morno, próprio para horas seguidas de leitura. Ou talvez fosse apenas o conforto daquela luz mortiça, o prazer da leitura. Era "O príncipe e o pobre", de Mark Twain. Lembro-me perfeitamente.

Sem comentários: