14.1.06

O conflito

[Schiele - Árvore pequena]

Lembro-me dele, sempre num dos bares da faculdade. Tinha um ar agressivo, arrogante, não era a mais agradável das companhias. Queixava-se da grande quantidade de gays do seu curso. Dizia mesmo que isso talvez o viesse a fazer mudar de curso. Nós tentámos abrir-lhe a mente. O rapaz vinha de uma aldeia do norte. Era assustadoramente conservador. Ostentava um ar incomodado, sempre que algum colega mais efeminado se sentava na nossa mesa. Permanecia apenas o tempo suficiente para não passar por malcriado, e depois ia-se embora, lançando-nos olhares ofendidos, como quem diz "ou essa gentalha ou eu, escolham". A FLUL sempre teve um ambiente bastante liberal, no que respeita à aceitação da homossexualidade. Aquele rapaz parecia vir de um mundo à parte. Por isso não saía: no início dos anos 90 praticamente toda a noite lisboeta era "gay friendly". Ou pelo menos a noite que estava na moda. Os meses foram passando, e ele acabou por suavizar a sua homofobia, talvez por instinto de sobrevivência. De vez em quando já saía connosco, creio até que namorou uma das raparigas do grupo. Mas manteve a pose agressiva, e recusava-se a entrar em sítios menos convencionais. Lembro-me de uma noite em que bebeu mais do que devia, uma noite bem longa. Aos poucos o pessoal foi indo para casa, ficámos uns quatro ou cinco, num qualquer bar do Bairro Alto. O pobre rapaz parecia completamente abandonado, pois os que restavam do nosso grupo estavam já em confraternizações mais íntimas, dois a dois. Juntei-me a ele. Conversávamos de coisas sem importância, da faculdade, da adaptação, das perspectivas. De repente senti a mão dele na minha perna. Não se estava a apoiar. Estava realmente a afagar-me a perna, com alguma violência até, à medida que aproximava o seu hálito quente da minha boca. Afastei-lhe a mão, levantei-me e fui buscar uma bebida que nem me estava a apetecer. Afinal de contas, não era ele que dizia que odiava gays? Estava a ajudá-lo a não cair em conflito consigo mesmo.

Sem comentários: